Comparando-se o processo de independência das colônias da américa espanhola com o do brasil, no início do século xix, é correto afirmar que
Soluções para a tarefa
Comparando os processos de independência da América Espanhola e do Brasil é correto afirmar que: “no primeiro, ocorreu a fragmentação do território em vários países, já o Brasil manteve-se politicamente unido e governado pelo herdeiro português. ” (Alternativa d).
A América Espanhola foi dividida em diversos países, segundo os interesses das elites locais da época.
Já o Brasil se manteve unido, entre outros motivos, porque as elites locais preferiram que o processo de independência ocorresse sem grande ruptura das estruturas sociais vigentes, por isso a alternativa d está correta.
A independência da América Espanhola
A independência da América Espanhola foi marcada por uma longa série de conflitos com a metrópole que envolveu lutas armadas. Em sua maior parte, a elite criolla conduziu o processo e após a ruptura definitiva com a metrópole a maior parte da estrutura social foi mantida com os criollos assumindo o poder.
A independência do Brasil
Embora a independência do Brasil não tenha sido um processo necessariamente pacífico, a presença do príncipe regente era vista pelas elites econômicas como uma forma de manter os grupos mais exaltados fora de qualquer possibilidade de chegada ao poder ou do fim da escravidão.
Desta maneira, o apoio à permanência do príncipe português no Brasil, era visto pelas elites como uma maneira de preservar seus privilégios econômicos e sociais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobrea independência das colônias da América Espanhola e do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/19480844