Comparando a produção canavieira à extração mineradora no Brasil colonial, podemos afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas:
a) A primeira caracterizou-se pela utilização da mão de obra escrava, enquanto a segunda baseou-se fundamentalmente no trabalho assalariado.
b) A primeira esteve voltada para o mercado interno colonial e a segunda articulou-se aos circuitos do mercado mundial.
c) A primeira desenvolveu-se principalmente nas áreas do interior, enquanto a segunda estabeleceu-se principalmente nas áreas próximas ao litoral.
d) A primeira esteve vinculada às estruturas do Antigo Sistema Colonial, enquanto a segunda pôde desenvolver-se independentemente do controle metropolitano.
e) A primeira desenvolveu-se numa sociedade de caráter rural e a segunda promoveu o aparecimento de uma sociedade de caráter fortemente urbano.
Ambas as sociedades se caracterizaram pelo emprego de mão de obra escrava, embora houvesse mais mão de obra assalariada e livre na sociedade mineradora que na sociedade canavieira, mas a sociedade canavieira, que ficava principalmente nas áreas litorâneas, onde o cultivo da cana-de-açúcar era mais fácil e a sua exportação também o era, era marcada pelos latifúndios e o modo rural de vida, enquanto que na sociedade mineradora a maior parte das pessoas viviam em cidades, em um modo urbano.
Foi nesta época que várias cidades novas surgiram e outras, que eram povoados, se desenvolveram, assim como se desenvolveu o trabalho liberal no Brasil e muitas das ideias iluministas.
É correta a alternativa E.
Resposta:
e) A primeira desenvolveu-se numa sociedade de caráter rural e a segunda promoveu o aparecimento de uma sociedade de caráter fortemente urbano.
Explicação:
correta resposta:e