História, perguntado por oraiane549, 11 meses atrás



Como você explicaria a desigualdade no Brasil? Como a História nos ajuda a

compreender as diferenças sociais e econômicas? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por JackAcke908
7

Explicação:

Existem diversas formas de desigualdade quando se fala em desigualdade social. Afinal, o que é social permeia todos os âmbitos da vida de uma pessoa. Entenda alguns deles:

Desigualdade de gênero: uma pauta muito discutida desde o início desta primavera feminista do século 21. Ela se manifesta na discriminação de oportunidades, de tratamento, de direitos, de liberdade.

Por vezes, no sistema patriarcal, mulheres recebem salários mais baixos que um homem, mesmo fazendo o mesmo trabalho, com o mesmo grau de ensino e cumprindo os mesmos horários. Na esfera pública, também é discutida a representatividade da mulher em cargos de poder e na política.

Desigualdade racial: o Brasil, ao contrário do mito, não é uma democracia racial. A desigualdade começa já na discussão de oportunidades: onde as pessoas negras moram e crescem hoje? Como herança da escravidão, 72% dos moradores de favela são negros.

Sete em cada dez casas que recebem o benefício do Bolsa Família são chefiadas por negros, segundo dados do estudo Retrato das desigualdades de gênero e raça do Ipea.

Além disso, o analfabetismo é duas vezes maior entre negros do que entre brancos. Há ainda preconceito e discriminação racial em diversos âmbitos: diz-se que racismo é estrutural e reproduzido pela sociedade a fim de excluir as vítimas dos círculos sociais.

Os jornais, a televisão e os filmes, por exemplo, também reproduzem e ajudam a perpetuar essa lógica.

Desigualdade de classes: dependendo o autor, a explicação desse tipo de desigualdade será diferente, mas sempre levará em conta a ocupação profissional, a escolaridade, a riqueza, os bens, a renda das pessoas.

O sociólogo Max Weber acredita que as classes sociais estão ligadas aos privilégios e prestígios, sendo uma forma de estratificação social. Acredita que essas classes tendem a se manter estáveis ao longo de gerações, reproduzindo a desigualdade com as classes inferiores.

Já Karl Marx entende que existem duas grandes classes: a trabalhadora (proletariado) e os capitalistas (burguesia). Enquanto os trabalhadores se preocupam em sobreviver, os capitalistas se preocupam com o lucro, criando as desigualdades e os conflitos sociais, como a opressão e a exploração

Respondido por pacanderson2005
13

Resposta:↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Explicação:Vamos tentar explicar um pouco das origens desse mal que existe desde ... Logo, determinados grupos de pessoas de classes sociais e econômicas ... Desigualdade racial: o Brasil, ao contrário do mito, não é uma democracia racial. ... por exemplo, também reproduzem e ajudam a perpetuar essa lógica

Perguntas interessantes