Como você explica a importância dos diferentes sistemas táticos modificados e surgidos ao longo do tempo até os dias atuais?
Soluções para a tarefa
Resposta: Esquemas táticos são formas, táticas de jogo, as quais o treinador arma, para desestruturar a equipe adversária. Tanto ofensiva como defensivamente, essas formações são de extrema valia para a beleza do futebol. Dessa forma vários esquemas foram estudados, e se conseguiu entender um pouco mais sobre futebol.
Para Melo (2000 p. 11) o sistema não deve ser mudado constantemente pelo treinador, e sim táticas diferentes que devem ser usadas em função de cada adversário.
Os principais fatores que contribuíram para a evolução dos sistemas foram: as mudanças nas regras do impedimento e as dimensões do campo.
Para que um sistema obtenha êxito é necessário que ele seja fácil de ser assimilado pelos jogadores, pois deve haver um equilíbrio entre o ataque e a defesa, com uma distribuição correta para que haja jogadores suficientes para construir um ataque e um bom número de atletas para ter uma defesa sólida.
O campo, de acordo com Melo (2000) pode ser dividido em zonas durante uma partida: zona defensiva, zona de construção e zona ofensiva.
Zona defensiva: este espaço se caracteriza por uma marcação mais forte e por uma constante cobertura. Quando não estão com a posse de bola, os jogadores tem a função de interceptar, antecipar e tomar a bola dos adversários. Quando adquirirem a posse de bola, devem tentar começar o ataque rapidamente, se isso não é possível, seguram a bola com segurança até conseguir iniciar a construção de uma jogada ofensiva.
Zona de construção: esta zona esta situada no meio-campo, e é a área responsável pela criação de jogadas, é o setor mais criativo do time, onde a construção de jogadas é feita através de combinações coletivas. Neste setor é onde o jogo pode ser controlado mantendo a posse de bola as chances de obter sucesso durante a partida, são grandes. No ponto de vista defensivo, é onde se deve fazer uma marcação forte e principalmente ocupar os espaços do campo, procurando dificultar as ações ofensivas da equipe adversária.
Zona ofensiva: nessa zona do campo é onde se deve usar a rapidez, a surpresa, a improvisação com deslocamentos rápidos, dribles, tabelas, entre outros. É a parte do campo que está sempre procurando o gol. Porém para que o sistema funcione de maneira perfeita, quando a posse de bola é perdida, é importante que os jogadores ofensivos façam a ocupação de espaços para que a saída de bola dos adversários seja dificultado.
Explicação: bom dia ;-;