) Como você deve se preparar para exercer a função de alfabetizador tecnológico, inclusive para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem? b) Que jogos podem ser propostos para auxiliar esses alunos?
Soluções para a tarefa
1. É preciso que haja a capacitação de profissionais que irão trabalhar com alunos de inclusão, possibilitando o atendimento especializado, sobretudo com a inserção de tecnologias assistivas.
2. Jogos lúdicos podem ser uma ferramenta vantajosa e benéfica a estes alunos, pelo fato de trabalharem com o desafio, em uma proposta construtivista, valorizando a autonomia destes alunos, de uma forma geral.
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Na atualidade, a escola, como instituição responsável pela formação básica do cidadão, necessita alfabetizar tecnologicamente, pois precisamos formar sujeitos capazes de lidar com as tecnologias e optar por participação efetiva e consciente na sociedade. Os professores devem, assim, preparar-se permanentemente por meio dos processos de formação continuada.
Vale lembrar que a tecnologia não substitui o professor; ao contrário, ela possibilita a professores e alunos um maior acesso ao conhecimento e a construção de novos tipos de relações de ensino-aprendizagem, como em espaços virtuais, por exemplo. Cabe à equipe escolar notar que não basta colocar alunos e máquinas frente a frente; é preciso promover diálogos que favoreçam a análise crítica de sua utilização e linguagem.
b) Sugestão de jogos digitais que favorecem a aprendizagem:
- jogo da memória;
- caça-palavras;
- som dos animais;
- complete o desenho;
- xadrez;
- dama, etc.
Explicação: