como varia o raio atomico para carbono, litio e fluor ?
Soluções para a tarefa
Em termos de famílias, se analisarmos os elementos de cima para baixo, percebemos que o número de camadas eletrônicas cresce. Quanto maior o número de camadas, mais energéticos são os elétrons da camada de valência. Com maior energia, os elétrons externos resistem melhor à atração nuclear e, consequentemente, o raio atômico é maior, já que eles conseguem maior afastamento em relação ao núcleo.
Em termos de períodos, da esquerda para a direita, o número de prótons cresce, mas o número de camadas continua igual. Isso quer dizer que a força atrativa do núcleo é aumentada com cada próton adicionado, fazendo com que os elétrons se aproximem cada vez mais e, portanto, diminuindo o raio atômico.
Logo, concluímos que o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda.
Lítio, Carbono e Flúor pertencem todos ao mesmo período, ou seja, têm o mesmo número de camadas e, consequentemente, as energias de seus elétrons de valência são parecidas. Todavia, o Lítio está mais à esquerda na tabela, seguido pelo Carbono, que é seguido pelo Flúor. Logo, o raio atômico do Lítio é o maior e o do Flúor o menor.
Ou seja:
Li > C > F