Biologia, perguntado por 27089marianaafonso, 8 meses atrás

como varia a frequência e a amplitude ventilatória nas atividades diárias

Soluções para a tarefa

Respondido por sindelalmeida301
0

Resposta:

Você já percebeu que quando ultrapassa certo limite crítico de intensidade de exercício fica difícil falar sem que a respiração fique ‘cortando’ suas frases?  Este fato é a constatação prática de que existe um limite de intensidade a partir do qual a respiração apresenta um aumento muito acentuado de sua frequência. A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca.

A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício. O método mais utilizado para aferir a intensidade do esforço é exatamente monitorar os batimentos do coração.

Entretanto, o ritmo respiratório aumenta com a intensidade do exercício até que num determinado momento ocorre um aumento rápido e acentuado. Neste momento crítico que corresponde a uma determinada intensidade de exercício, a respiração ‘detecta’ o acúmulo de ácido láctico que começa a ocorrer e aumenta de forma acelerada para eliminar o CO2 (gás carbônico) que é produzido a mais.

A partir desta intensidade a respiração começa a ‘cortar’ a fala e fica cada vez mais difícil a comunicação verbal durante o exercício. Para quem já ouviu este termo, esta intensidade é chamada de limiar anaeróbico e representa o limite de intensidade para manter, por exemplo, um ritmo constante numa corrida de longa duração.

Explicação:


navadarielis: pode ser mais curto o texto?
Perguntas interessantes