como usar o transferidor?
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
1-Aproxime a medida do ângulo. Ângulos podem ser classificados de três formas: agudo, obtuso e reto. Os agudos são estreitos (com menos de 90 graus), os obtusos são largos (com mais de 90 graus) e os retos têm exatamente 90 graus (duas linhas perpendiculares entre si).[1] Você pode identificar facilmente a olho nu a categoria em que o ângulo se encontra. Realizar este Passo pode ajudá-lo a identificar qual escala usar no transferidor.
2-Coloque a origem sobre o ponto central, ou vértice, do ângulo a ser medido. O pequeno furo central inferior no transferidor representa sua origem. Alinhe o vértice do ângulo com o centro do cruzamento.
3-Gire o transferidor até alinhar um de seus lados com a linha-base. Mantenha o vértice abaixo da origem e gire cuidadosamente o transferidor, até que um dos lados do ângulo toque sua linha-base.[3]
Tal linha se encontra paralela à borda, mas não é a parte reta do transferidor. Ela está alinhada ao centro da origem, com a linha direcionada rumo ao início das medidas em ambos os lados.
4-Siga a linha oposta do ângulo até encontrar a medida no arco do transferidor. Caso a linha não passe pelo arco do transferidor, continue a linha do ângulo até que o faça. De outro modo, você pode alinhar a borda de um pedaço de papel com a linha do ângulo, ultrapassando a borda do transferidor e continuando seu desenho. O número sob o qual essa linha passa representa a medida do ângulo, em graus.
No exemplo acima, a medida do ângulo é igual a 30 graus. Aqui, a escala menor deve ser usada porque havíamos determinado no primeiro Passo que ele continha menos de 90 graus. Caso o fosse obtuso, teríamos usado a escala indicativa para ângulos com mais de 90 graus.
Inicialmente, a escala de medidas pode parecer confusa. A maioria dos transferidores tem duas réguas opostas, uma na parte externa do arco e outra na parte externa. Isso o torna bastante útil na medida de ângulos com origem em qualquer direção.