como uma empresa pode valorizar o seu colaborador reconhecendo o seu bom trabalho sem bonificação extra em dinheiro (exceto pelo salario)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Oferecer um pacote de benefícios
Os benefícios corporativos precisam fazer parte do cotidiano do seu time de funcionários. Isso porque a remuneração mensal não é um fator tão importante para reter talentos e garantir a motivação de todos.
2. Proporcionar planos de saúde e odontológico
O plano de saúde fortalece o sentimento de pertencimento dentro da empresa. Com esse benefício, o funcionário vê que sua saúde e bem-estar são valorizados. Isso pode se tornar ainda mais cativante se ele se estender aos familiares dos colaboradores.
Durante a escolha do plano, considere as características dos profissionais, como idade e predisposição para alguma doença. Além disso, ele deve ser coberto por clínicas e hospitais de renome para evidenciar que realmente funcionam.
É dessa forma que você oferecerá um plano adequado para a sua equipe. O mesmo vale para o plano odontológico, que deve ser oferecido para evitar gastos elevados com tratamentos dentários e atender emergências.
3. Bonificar com vale-presente
O vale-presente, ou cartão presente, funciona como um cartão pré-pago para que o funcionário consiga comprar determinado produto ou serviço de sua preferência. É ideal para presentear talentos e dar autonomia na escolha dos itens. Vale a pena oferecer para equipes que batem metas estratégicas para promover uma competição saudável dentro da empresa.
4. Montar programas de incentivo à capacitação profissional
O conhecimento é sempre acumulativo. Por isso, os profissionais que deixam de adquiri-los ficam estagnados em suas funções, aumentando o risco de serem substituídos em algum momento.
6. Possibilitar oportunidades de crescimento na empresa
Não adianta oferecer um bom plano de benefícios se você não criar perspectivas de longo prazo para sua equipe. É bastante improvável esperar que os colaboradores fiquem motivados por muito tempo sem garantir um plano de carreira sólido para cada um. Para evitar uma insatisfação geral, converse regularmente sobre a carreira de seus talentos e siga o plano alinhado.
7. Dar preferência a processos seletivos internos antes de buscar candidatos externos
Jamais se esqueça que o candidato ideal para um cargo específico pode estar debaixo do seu nariz. Portanto, quando houver vagas interessantes, providencie um processo seletivo interno. Ao conceder essa oportunidade de realocação aos seus colaboradores, eles têm a chance de surpreendê-lo positivamente.
No entanto, se os funcionários se desinteressarem pela vaga oferecida, parta para o mercado externo para encontrar o talento ideal.