Física, perguntado por vitorsouza775, 11 meses atrás

Como um foguete pousa na lua?

Soluções para a tarefa

Respondido por ajudante872
0

Explicação:

O feito por si só, com uma jovem empresa privada despachando tantos satélites de uma vez, já era digno de registro. Ainda assim, seria apenas mais um evento do gênero não fosse o que se passou 9 minutos e 45 segundos após a partida: enquanto o foguete impulsionado pelo estágio 2 lançava os satélites, o estágio 1 (a maior parte do veículo) pousava na vertical no Cabo Canaveral, na Flórida, bem no alvo desenhado em forma de “X” no chão. Ou seja, ele retornou à Terra. E caiu de pé.

Menos de 30 dias antes, o foguete New Shepard, da Blue Origin, também havia feito um pouso vertical, mas ele era muito menor e não realizara uma missão, apenas um teste. Ainda assim, outro feito fantástico.

As duas empresas, SpaceX e Blue Origin, têm em comum a juventude – menos de uma década de vida – e o fato de terem sido fundadas por empreendedores do Vale do Silício sem experiência anterior na indústria espacial: Elon Musk, sul-africano que ficou milionário com a criação do PayPal, o sistema de pagamentos pela internet, e investiu na criação da SpaceX; e Jeff Bezos, o fundador da Amazon, que criou a Blue Origin.

Dispostos a fomentar a exploração espacial, avançando, quem sabe, até Marte, Elon e Jeff concluíram que era preciso reinventar o lançamento de veículos ao espaço. Até então, os foguetes eram utilizados apenas uma vez. Agora, o retorno do bólido permite a sua reutilização, e o custo de uma viagem espacial poderá cair a centésimos do valor atual.

Mas a ideia de pousar um foguete na vertical parecia absurda. O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, afirmou poucos anos atrás que tal manobra era impossível. Realmente, com um olhar do século passado, a tarefa exigia o uso de controles manuais. O pouso do Falcon 9 e do New Shepard foram feitos de forma autônoma ou, se preferir, no piloto automático.

A aterrissagem na vertical é o feito mais importante da indústria espacial em quatro décadas. E ela mostra como as novas tecnologias transformam não só a indústria e os produtos, mas a organização das companhias. Uma agência como a Nasa trabalhava com centenas de fornecedores para montar os foguetes. A SpaceX não é uma montadora. Ela de fato fabrica praticamente todos os seus componentes, usando computação gráfica associada a inúmeras técnicas de modelagem e impressão 3D. Os engenheiros desenham, modelam e fabricam os foguetes no mesmo local, num processo de aprendizagem contínua, de ciclos muito rápidos.

Espero tê-lo Ajudado!.

Perguntas interessantes