Como trabalhar a leitura em sala de aula? Fale da importância. Cite exemplos.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A importância da leitura no processo de aprendizagem pode ser vista em um estudo recente que colocou o Brasil entre os dez países com menor índice no rendimento escolar. Entre as causas disso está a dificuldade dos alunos de interpretar bem o que leem.
Diante desta realidade, o professor precisa repensar constantemente suas práticas de ensino sobre a leitura, pois atrair a atenção dos alunos tem exigido deste profissional cada vez mais criatividade e empenho.
Quer transformar a educação melhorando o desempenho dos seus alunos? Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!
1. Trabalhe a leitura colaborativa
A leitura colaborativa é uma espécie de mesa-redonda em que os alunos têm a oportunidade de discutir e expressar suas impressões sobre o texto lido de forma coletiva.
Nessa atividade o professor apenas media o evento, introduzindo questões referentes ao texto de forma a instigar, por exemplo, os sentidos implícitos e a ideologia que o conteúdo veicula.
2. Construa perguntas
Essa é uma dica clássica, mas construir as perguntas certas sobre o texto é muito válido no processo de compreensão da leitura.
Além da vantagem de levar o aluno a voltar ao texto várias vezes, as perguntas também o direciona a buscar as informações que realmente são relevantes para a compreensão.
Para que essa estratégia funcione bem, é importante que o professor não apenas elabore perguntas cujas respostas estejam explícitas no texto, mas também construa perguntas que levem o aluno a fazer inferências sobre aquilo que está implícito no conteúdo.
3. Faça leitura protocolada
Conhecida também como pausa protocolada, essa estratégia tem a função de fazer com que o aluno produza inferências, faça previsões e confira a correspondência das informações já vistas no texto.