Biologia, perguntado por Amynemarques9085, 10 meses atrás

Como toda terapia nova, a terapia gênica tem de ser inicialmente testada em modelos animais, antes do último teste em humanos. Em linhas gerais, a terapia gênica pode ser realizada efetuando a transferência direta de genes ou usando-se células vivas como veículo de transporte dos genes de interesse. Ambos os processos apresentam vantagens e desvantagens e vêm sendo alvo de intensas pesquisas buscando protocolos mais seguros e eficientes. Com relação à transferência direta de genes, assinale a opção correta

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
22

A alternativa correta é a C) Uma das opções para a transferência gênica direta é o  empacotamento do gene em vírus, como adenovírus e  retrovírus, modificados geneticamente.

  • A) Uma das células-alvo tradicionais para receber a transferência  direta de genes são as hemácias, pois elas circulam por todo o  organismo, podendo levar o produto gênico para os mais  diferentes órgãos e tecidos.
  • B) Em decorrência de a maquinaria de produção proteica ser  idêntica em todos os tipos celulares de uma dada espécie, a  transferência direta de genes não demanda que essa  transferência seja feita para um tecido específico.
  • C) Uma das opções para a transferência gênica direta é o  empacotamento do gene em vírus, como adenovírus e  retrovírus, modificados geneticamente.
  • D) A transferência direta de genes não pode ser realizada para  células do sistema imune, pois estas irão interpretar o gene  como sendo um antígeno.
  • E) Um exemplo desse tipo de terapia gênica é a retirada de células  da medula óssea de paciente com leucemia, a irradiação e uma  posterior reintrodução dessas células.

O empacotamento dos genes a serem transferidos em um vírus é uma forma viável, porém, podem é difícil e cara, uma técnica pouco usada.

Atualmente a técnica mais usada para transferir genes é a do DNA recombinante, o problema é que essa técnica é inviável em seres vivos pluricelulares.

A transferência através de vírus é mais viável em seres pluricelulares, o risco maior é a capacidade de mutação dos vírus, que podem vir a causar algum prejuízo para o organismo.

Espero ter ajudado!

Respondido por endrigophysical
5

Resposta:

Alternativa c)

Explicação:

Uma das opções para a transferência gênica direta é o empacotamento do gene em vírus, como adenovírus e retrovírus, modificados geneticamente.

Perguntas interessantes