Como terminou a revolta da chibata ??
Soluções para a tarefa
Antes dos marinheiros entregarem os navios, o governo expulsou, prendeu e exportou os marinheiros que porventura se rebelaram. João Cândido, juntos aos demais dezessete marinheiros, foram presos na Ilha das Cobras. Depois, João foi internado em um hospital para alienados e, em 1912, absolvido junto com os outros marinheiros que também participaram da revolta.
Olá!
Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro.
Quando: 22 de novembro de 1910
Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro.
Quais as causas: As causas que deram início a esta revolta foi pelo fato do Marinheiro Marcelino Rodrigues ter recebido 250 Chibatas, com isso a revolta estava formada por parte dos revoltos.
Quem exerceu a liderança: João Cândido, conhecido também como Almirante Negro.
Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros. Acabar com os castigos físicos ou seja punir as chibatatas e os maltratos, que eram castigos comuns na época.
Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.
Consequencias: Mais de duzentas pessoas foram mortas entre elas existiam aqueles feridos e amotinados, muitas pessoas foram expulsam depois da revolta aproximadamente 2 mil.
Conclusão: A revolta da chibata foi um movimento com represálias aos marinheiros negros recém libertos, onde quando não cumpriam com as ordens eram severamente castigados com chibatadas e explorados com jornada de trabalho longas...
Bons estudos...