História, perguntado por driki2009, 1 ano atrás

como terminou a revolta da chibata

Soluções para a tarefa

Respondido por millenamenezes1
2
No início do século XX , os marinheiros brasileiros eram submetidos á uma carga horária muito extensa , com baixos salários , e quando desobedeciam as autoridades eram punidos de maneira  cruel (eles apanhavam) . Em 1910 , um marujo chamado João Candido organizou um protesto exigindo melhoras , algum tempo depois os grupos políticos decidiram atender ao pedido .

Respondido por ojosnegros
4

Olá!

Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro.

Quando: 22 de novembro de 1910

Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro.

Quais as causas: As causas que deram início a esta revolta foi pelo fato do Marinheiro Marcelino Rodrigues ter recebido 250 Chibatas, com isso a revolta estava formada por parte dos revoltos.

Quem exerceu a liderança: João Cândido, conhecido também como Almirante Negro.

Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros. Acabar com os castigos físicos ou seja punir as chibatatas e os maltratos, que eram castigos comuns na época.

Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.

Consequencias: Mais de duzentas pessoas foram mortas entre elas existiam aqueles feridos e amotinados, muitas pessoas foram expulsam depois da revolta aproximadamente 2 mil.

Conclusão: A revolta da chibata foi um movimento com represálias aos marinheiros negros recém libertos, onde quando não cumpriam com as ordens eram severamente castigados com chibatadas e explorados com jornada de trabalho longas...

Bons estudos..

Perguntas interessantes