Como terá sido a reação dos brasileiros a essa corte portuguesa? Quais mudanças ocasionaram?
Soluções para a tarefa
A reação dos brasileiros com a chegada da corte portuguesa foi, no início, uma surpresa positiva.
Entretanto, a corte real assumiu a posição de detentora das terras brasileiras. Fora instaurados o dever de colaborar com os impostos e leis que garantiam a soberania portuguesa.
O termo Brasil Colônia (ou Brasil colonial) é ligado diretamente as colônias de Portugal. O processo de colonização do Brasil teve quase três séculos de existência (1530-1815) e durante esse período diferentes nomenclaturas foram se passando.
"Brasil Colônia" é um termo anacrônico, que serve para nomear o período histórico, e não o país em si.
A reação dos brasileiros não foi boa, pois desde o início os portugueses já mostravam seu caráter autoritário. Com a chegada da corte houveram diversas mudanças como:
- Abertura dos Portos às Nações Amigas
- Construção do Paço Imperial
- Montagem de Aparelho Burocrático
- Criação do Banco do Brasil
Chegada da Corte Portuguesa no Brasil
A chegada da nobreza não foi nada agradável aos brasileiros, tanto que o primeiro acontecimento foi a expulsão de uma parte da população no Rio de Janeiro para a instalação da população que havia chegado de Portugal.
O governo de Dom João VI, logo quando chegou já providenciou a "Abertura dos Portos às Nações Amigas" para aumentar a arrecadação para o sustento do Estado portugues agora no Brasil.
Fez a construção do Paço Imperial, formalizando uma sede da realeza no Brasil, para transmitir um controle real para os negócios do estado do Império.
Também arquitetou a montagem de um aparelho burocrático para administração da colônia e controle das outras áreas coloniais do Império luso.
Um de seus maiores feitos foi a construção do Banco do Brasil, com objetivo de facilitar as atividades econômicas e arrecadações públicas que armazenavam as contas do Estado.
Aprenda mais sobre "Corte Portuguesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/130700
#SPJ3
dos Búzios (1798) e a Insurreição Pernambucana (1817) como
movimentos anticoloniais na América Portuguesa?