História, perguntado por BrunaMorenodaS, 1 ano atrás

Como surgiu os Merovíngeos?

Soluções para a tarefa

Respondido por matheustr1
1
Origem: A dinastia merovíngia deve seu nome ao semi-lendário Merovech (latinizado como Meroveus ou Merovius), líder dos francos salianos, e surgiu na história com as vitórias de seu filho Childerico I (que reinou entre c. 457 a 481) contra visigodos, saxões e alamanos
Iniciou-se q
uando Clóvis morreu em 511, o reino merovíngio incluía todos os francos e toda a Gália exceto a Borgonha. O reino, mesmo quando dividido sob diferentes reis, manteve a unidade e conquistou a Borgonha em 534. Após a queda dos ostrogodos, os francos também conquistaram Provença. A partir daí, suas fronteiras com a Itália (governada pelos lombardos desde 568) e com aSeptimania visigoda permaneceram bastante estáveis. 
Governo e lei: 
O rei merovíngio era o senhor dos espólios de guerra, responsável pela redistribuição das riquezas conquistadas entre seus seguidores, apesar de estes poderes não serem absolutos. "Quando ele morria, suas propriedades eram divididas igualmente entre seus herdeiros como se fosse propriedade privada: o reino era uma forma de patrimônio". A lei merovíngia não era uma lei universal igualmente aplicável a todos; era aplicada a cada indivíduo de acordo com sua origem: os francos ripuários eram sujeitos à sua própria Lex Ripuaria, codificada numa dat posterior. 
Religião/cultura: 
A cultura merovíngia era tão completamente embebida de religião que Ytzhak Hen julgou que poder-se-ia apresentar a cultura popular merovíngia como essencialmente um sinônimo de sua religião, o que ele mostra através de textos escritos. A cultura merovíngia certamente testemunhou uma extensa proliferação de santos.O cristianismo foi levado aos francos pelos monges. O mais famoso desses missionários é São Columbano, um monge irlandês que desfrutou de grande influência junto à rainha Batilde. 
Perguntas interessantes