como SURGIU o Telemarketing ? é QUANDO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
História do telemarketing no Brasil. O uso do telefone para fins comerciais data de 1880, em Berlim, logo após o aparecimento do primeiro telefone criado por Alexandre Graahm Bell quando um pasteleiro oferecia seus pastéis ao cadastro de clientes.20 de fev de 2013
Explicação:
O uso do telefone para fins comerciais data de 1880, em Berlim, logo após o aparecimento do primeiro telefone criado por Alexandre Graahm Bell quando um pasteleiro oferecia seus pastéis ao cadastro de clientes. Na década de 50, embora sem a denominação de telemarketing, era usado principalmente nos USA, onde diversas publicações destacavam números de telefones para obter respostas. Aqui no Brasil, também em meados desta década, as Páginas Amarelas possuíam uma equipe de vendedoras capacitadas para vender anúncios de classificados por telefone. Ainda que usado para outras ações de marketing, foi em vendas que o uso do telefone se destacou. Nos anos 70, a Ford Motor Company lançou a primeira grande campanha de marketing executada por telefone.
No início, o termo “telemarketing” era conhecido apenas como vendas por telefone, mais tarde passou a identificar outras ações de marketing, principalmente o atendimento ao cliente - SAC.
No Brasil, no final dos anos 80, as filiais de multinacionais, cartões de crédito, editoras e as operadoras de telefonia incentivaram seu uso, estas últimas com a finalidade de aumentar o tráfego de ligações. A expansão das telecomunicações, com a privatização, o desenvolvimento da informática, o lançamento do “Código de Defesa do Consumidor” (que protegia os negócios feitos por telefone) e também as próprias mudanças em costumes culturais foram fatores básicos para seu crescimento na década de 90.
Até esta época, o local onde se realizavam as operações de telemarketing era conhecido como “central de telemarketing”. A introdução da tecnologia da informática permitiu a mensuração de ligações e produtividade dos operadores, a unificação de cadastros além de agregar as diversas ações de marketing. Surgiam, no final século, os Call Centers.
No início dos anos 2000, foi a vez da Internet chegar aos Call Centers, permitindo às empresas sua comunicação com os clientes por diversos canais - os Contact Center, também conhecidos como Centrais de Relacionamento com o objetivo de cativar e fidelizar clientes.
É surpreendente o crescimento do telemarketing no Brasil. Somente nos três últimos anos, este setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país. Sua expansão, consequentemente, oferece ao mercado uma enorme oferta de novos empregos diretos.
"O telefone é direto, pessoal e imediato" - permite em questão de minutos atingir o alvo desejado. Se por um lado, por telefone, não há aquele aperto de mão, o piscar de olhos e tampouco aquele sorriso ou abraço, por outro lado, existem técnicas de voz, fala e linguagem, disponíveis que permitem a uma empresa vender da mesma forma, racionalizando o custo de cada operação. Não é só vendendo que o telefone pode auxiliar as empresas a sobreviverem aos desafios de mercado. A dinâmica imposta pelas constantes mutações ocorridas no mercado vem, cada vez mais, requerendo agilidade no processo decisório por parte das organizações, no sentido da busca de alternativas para fazer frente aos fatores restritos e sua melhor forma de explorar as oportunidades. Nesse contexto, o papel das telecomunicações é de extrema importância e o telefone é a peça fundamental de todo e qualquer sistema de comunicação, interligando não só as diversas peças que compõem a estrutura orgânica da empresa, como também e, principalmente, mantendo as organizações em perfeita sintonia com o seu macroambiente.
Hoje as empresas brasileiras possuem em seus call centers / contact centers tecnologia de ponta e mão-de-obra capacitada o que permite oferecer a empresas estrangeiras seus serviços