Biologia, perguntado por vanetoozucnh, 10 meses atrás

Como surgiu o processo de conservação dos alimentos desidratação e secagem me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por leosaidelles
1
A preocupação em conservar alimentos surgiu com os primeiros grupos humanos. O homem pré-histórico intuiu que as provisões do dia de fartura poderiam ser mantidas para os tempos de escassez. Passando a secar carne ao sol, observou que a camada externa, depois de seca, possibilitava a conservação da parte interna por mais tempo...esse foi o só começo.
Esses métodos antigos, alguns deles hoje utilizados, chegaram ao Brasil com os primeiros colonizadores. Colombo provavelmente nunca teria descoberto a América sem as provisões desidratadas que serviram como alimento para a tripulação. A desidratação só passou a ser aplicada de forma significativa na primeira Guerra Mundial , em razão da necessidade de alimentos em larga escala destinados a suprir as tropas em combate . Já na Segunda Guerra Mundial , haviam sido desenvolvidas , nos Estados Unidos , técnicas para a desidratação de muitos tipos de vegetais , que foram produzidos às toneladas e serviram para alimentar soldados e marinheiros . Nos últimos cinqüenta anos , tanto a ciência a tecnologia se empenharam no sentido de aprimorar novos sistemas na área de preservação de alimentos . Esses esforços tornaram viável a desidratação de enorme variedade de produtos para fins comerciais . Hoje grande parte dos países desenvolvidos utiliza métodos avançados de secagem e desidratação . A grande vantagem dos alimentos desidratados é o acondicionamento e o transporte: pode-se guardá-los por até um ano e o volume a ser transportado é bem menor.
Os alimentos desidratados, não perdem suas características nutricionais quando seguido à risca o processo de desidratação.
Perguntas interessantes