Como surgiu o movimento operário no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento operário no Brasil teve origem, principalmente devido a influência dos imigrantes que vieram morar em nosso país. Como o processo de industrialização ocorreu de forma rápida, as principais autoridades da época não deram muita importância às definições dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
O movimento operário no Brasil teve origem, principalmente devido a influência dos imigrantes que vieram morar em nosso país. Como o processo de industrialização ocorreu de forma rápida, as principais autoridades da época não deram muita importância às definições dos direitos dos trabalhadores brasileiros.Os imigrantes que também faziam parte dos trabalhadores das indústrias brasileiras trouxeram com eles algumas ideias e teorias da Europa que eram colocadas em prática pela classe trabalhadora europeia. Estes imigrantes eram muito influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas.
O movimento operário no Brasil teve origem, principalmente devido a influência dos imigrantes que vieram morar em nosso país. Como o processo de industrialização ocorreu de forma rápida, as principais autoridades da época não deram muita importância às definições dos direitos dos trabalhadores brasileiros.Os imigrantes que também faziam parte dos trabalhadores das indústrias brasileiras trouxeram com eles algumas ideias e teorias da Europa que eram colocadas em prática pela classe trabalhadora europeia. Estes imigrantes eram muito influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas.Os discursos convocando os trabalhadores das fábricas começaram, os imigrantes eram bons em seus discursos. Queriam que os operários se unissem em associações, que futuramente seriam determinantes para o surgimento dos primeiros sindicatos.
Oie, Td Bom?!
- MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL
Surgimento:
Surgiu no período do crescimento industrial brasileiro - período em que também vinheram muitos imigrantes de fora do país para morarem aqui -, até meados dos anos 1920, deu-se particularmente no Sudeste. Ali havia condições internas favoráveis para isso: capital proveniente do café, mão de obra de imigrantes estrangeiros e do Sertão nordestino, matéria-prima disponível e barata, rede ferroviária ligando as regiões produtoras aos portos.
Os primeiros industriais brasileiros eram fazendeiros de café que diversificaram a aplicação de seus lucros. Imigrantes ligados ao comércio de exportação e importação (como Francesco Matarazzo, Rodolfo Crespi e Hessel Klabin) e grandes investidores estrangeiros, principalmente ingleses, também faziam aplicações no ramo industrial brasileiro.
A classe trabalhadora brasileira foi formada por imigrantes de origem europeia e habitantes da zona rural do país.
Ajudei?! Dúvidas?! É Só Chamar!