Geografia, perguntado por enicasouzaem5311, 1 ano atrás

Como surgiu e quais foram as evidencias da Teoria da Deriva Continental?

Soluções para a tarefa

Respondido por Hillhelm
3
A Teoria da Deriva Continental, TEORIZA que a milhares de anos o planeta possuía um único supercontinente chamado Pangeia, que fragmentou-se nos continentes atuais após eras geológicas, por conta da movimentação constante das placas tectônicas, já que esse supercontinente cobria completamente diversas áreas de colisão de placas tectônicas do planeta era evidente sua separação!

Essa teoria foi desenvolvida por um meteorologista chamado Alfred Wegener por volta de 1913 (não me recordo se é a data exata) quando lançou um livro que tmb não me recordo do nome! kkk.... ent, ele desenvolveu seus argumentos que são os seguintes:

-Ele analisou o formato dos continentes no período em que viveu, e percebeu que esses continentes se encaixavam, ou seja, tinham um formato similar!

-A existência de fósseis de animais de uma mesma espécie em diferentes continentes! Já que grande parte deles eram terrestres, esses animais teriam que atravessar oceanos para isso ocorrer, mesmo sendo até mesmo, animais aéreos, não seriam muitos, capazes de percorrer longas distâncias assim!

-Esse processo ocorre a todo momento até hoje! No entanto, não é claro para qualquer um que está ocorrendo mudanças terrestres, já que são processos extremamente lentos e demorados! Ent, pq isso não pode ter ocorrido a milhares de anos atrás?

-Não existe nenhuma outra teoria que responda contra a Teoria da Deriva Continental! (ou pelo menos, não que eu saiba)

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes