Filosofia, perguntado por joicefreitas, 1 ano atrás

como seria a educação das crianças segundo Platão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jordanacesar
2

A educação do cidadão, para o filósofo, teria uma duração de 50 anos. Dos 3 aos 6 anos, os infantes seriam formados através de atividades lúdicas, em recantos particularmente elaborados para eles. A instrução em si, porém, só teria início aos 7 anos, seguindo a prescrição da Paideia grega, a qual permitia que o aluno tivesse uma formação clássica, principalmente no campo da Filosofia.

A orientação educacional convencional, na antiga Grécia, contemplava duas áreas – a ginástica, desprovida de valores competitivos, enriquecida com treinamentos para confrontos bélicos, tanto direcionados às garotas como aos garotos; e a música, alimento do espírito, a qual era ainda mais privilegiada na preparação dos jovens de 13 a 16 anos.

A etapa da alfabetização era reservada à faixa etária localizada entre 10 e 13 anos, seguida pela ênfase na compreensão dos escritores clássicos, na poética e na prosa, com exceção de poetas como Homero e Hesíodo, os quais, para ele, formavam no leitor um conceito mordaz dos deuses.

Assim os alunos iam seguindo, passando, em um estágio adiantado, pelas Ciências Matemáticas, Astronomia, entre outras disciplinas, até atingir os cinquenta anos, quando a formação se completava, se eles tivessem vencido todos os desafios da jornada intelectual. O objetivo máximo era, portanto, resgatar finalmente o conceito eterno e puro do Bem, quando o cidadão estava pronto para atuar na gestão do estado, integrando o restrito círculo dos governantes, formado tão somente por filósofos.


Perguntas interessantes