Informática, perguntado por Filosofastes, 11 meses atrás

Como será o futuro com a revolução 4.0?

Soluções para a tarefa

Respondido por Filosofarofeiro
3

Os avanços tecnológicos mudarão completamente a sociedade e sua organização. Como as primeiras revoluções industriais, que estimularam o exodo rural, e proporcionaram o surgimento de megalópoles, o nascimento de tecnologias como a inteligencia artificial, automação da indústria 4.0, impressoras 3D e a biotecnologia remodelará nossas sociedades futuras e afetará por completo o atual conceito de trabalho.

Durante dois séculos as pessoas dedicaram seus tempos de estudos para atender as necessidades do mercado industrial. Os cursos de engenharia encheram salas de aula com pessoas que buscavam atender a qualidade exigida pelo mercado corporativo. A Sociologia perdeu espaço para os cursos de Economia, graças a essa visão de busca de algo que seja mais voltado para o mercado de trabalho. As visões holísticas dos filósofos foram supridas pelas visões corporativas superficiais dos administradores e suas formulações de conceitos de missão, valores e metas organizacionais. Mas quer saber qual é a realidade sobre o que vem agora? A resposta é incerteza. Completa incerteza das profissões que existirão no futuro. Eu li em algum lugar que não lembro agora que 60% dos estudantes estão dedicando seus estudos a postos de trabalho que logo em seguida não existirão mais, que serão afetados pela automação. Ou seja, as universidades estão até prestando um desserviço nesse ponto, porque essa gente está se formando para algo que depois nem terá emprego. E nem sequer se sabe se isso será algo bom ou ruim. O professor Yuval Noah Harari acredita que com o auxílio da biotecnologia num futuro próximo poderão surgir uma elite de super-humanos cyborgs e uma massa de inúteis.

Diversos outros estudos sobre impactos das tecnologias e o futuro do trabalho dão outras visões parecidas com isso. Como o Relatório do Fórum Economico Mundial que diz que 7,1 milhões de empregos desaparecerão do mundo até 2020. A pesquisa do IFTP de 2017 preve que até 2030 mais ou menos 85% do mercado de trabalho será composto por profissões que nem foram inventadas. Então, mudanças urgentes tem que ser feitas nos cursos e na sociedade se pretendem evitar o desemprego em massa, o que criaria um caos mundial e talvez até guerra civil mundial. Imagine essa imensa massa de desempregados, se não puderem obter instruções sobre como se encaixar nos postos de trabalho. Se 60% dos que estão fazendo cursos superiores estão em cursos que nem existirão logo em seguida... Imagine o caos que isso causará!

Perguntas interessantes