Como se pode encontrar uma expressão quantitativa para o fato, que hoje em dia poucos poderiam negar de que a Revolução Industrial criou o mundo mais feio no qual o homem jamais vivera, como testemunhavam as lúgubres, fétidas e enevoadas vielas dos bairros baixos de Manchester? (...) Ninguém podia negar que havia uma pobreza espantosa. Muitos sustentavam que estava mesmo aumentando e se aprofundando. E ainda assim, pelos eternos critérios que medem os triunfos da indústria e da ciência, poderia até mesmo o mais lúgubre dos observadores racionalistas sustentar que, em termos materiais, o mundo estava em condições piores do que em qualquer outra época anterior (...)? HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.As palavras do historiador Eric Hobsbawn, relativas à Revolução industrial Inglesa, demonstram que a(o):Apobreza aumentou, mesmo sendo difícil constatá-la no ambiente urbano.Binvenção da máquina não se relaciona com o bem-estar da população.Cindustrialização criou um mundo mais feio. porém menos desigual.Dindústria e a ciência impediram o desenvolvimento da pobreza.Eflorescimento da indústria coincide com o aumento da pobreza.
#QuestõesdeConcurso
Soluções para a tarefa
Olaa quero te ajudar
A industrialização trouxe um inquestionável progresso, mas também escancarou para todos as desigualdades sociais, principalmente por tirar dos trabalhadores a autossuficiência.
Aqueles que antes viviam no campo, já haviam perdido suas terras e conhecimentos produtivos, de forma que artesãos se tornaram cada vez mais raros, já que eram "inúteis" e incapazes de competir com a produção em massa.
Enquanto a economia se baseava na agricultura, os trabalhadores poderiam trocar alimentos e produzir em suas terras o próprio sustento, enquanto que nas cidades, ao longo do tempo as pessoas perderam seus conhecimentos, não tinham acesso a educação e não sabiam como sobreviver, o que criou uma classe de pessoas sem educação, sem renda e sem dignidade.
O que nos leva a alternativa B) como sendo a correta.