Sociologia, perguntado por dfjdfjtydsry, 5 meses atrás

- Como se pode definir a dialética em um sentido mais geral? *
A) Como sendo a capacidade humana de produzir diálogos harmônicos.
B) Define-se pela incapacidade dos humanos resolverem seus problemas por meio do diálogo
C) A palavra está associada à ideia de oposição, conflito originado pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos.
D) Pode-se dizer que a dialética seria uma área da filosofia que ensina a sermos cidadãos melhores.

Soluções para a tarefa

Respondido por t5624033gmailcom
1

Resposta:

Veja o Idealismo e o Método Dialético no pensamento do filósofo alemão Wilhelm Friedrich Hegel. Ele criou a base lógica sobre a qual Karl Marx trabalhou para criar o marxismo

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 1770 e faleceu em 1831 em Estuttgart, na Alemanha. Estudou gramática até os 18 anos. Entrou para o seminário de Tubingen em 1788, e de lá saiu em 1793.

Ao sair do seminário, Hegel não exerceu o ministério de pastor, mas começou a dar aulas particulares.

Explicação:

Após esta breve apresentação da vida do nosso filósofo você vai conseguir identificar as principais contribuições dele para o pensamento ocidental.

Primeiramente vamos compreender o conceito de idealismo. Na filosofia, idealismo é uma corrente filosófica que faz das ideias o princípio interpretativo do mundo. Ou seja, segundo o idealismo, conhecemos o mundo a partir das ideias que temos feito de todas as coisas materiais.

Veja o conceito de “dialético”

Dialético é uma palavra grega que significa “arte do diálogo, de convencer, de persuadir ou raciocinar”. Em suma, é um debate de ideias diferentes, chegando a uma conclusão a partir desses pensamentos diversos que tornam-se um novo conceito que pode ser contrariado novamente.

Para alguns filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles e aqui também se encontra o filósofo que estamos estudando, é uma maneira de filosofar.

Podemos explicar este pensamento hegeliano dessa maneira: a realidade é composta por nossa mente e a própria consciência não é estática, ou seja, congelada, pois está sempre mudando e desenvolvendo novas categorias e conceitos, que determinam como nós vivemos o mundo. O que faz que o conhecimento sempre seja contextualizado.

A dialética se processa em três momentos:

Primeiro seria a Tese, que corresponde uma ideia, um pensamento.

Segundo seria a Antítese – um pensamento diferente da tese, uma ideia contrária.

Terceiro seria a Síntese – uma conclusão da tese com a antítese, ou seja, após o debate de ideias chegaria a uma conclusão resumida, no entanto, essa síntese passa a ser uma nova tese para uma dialética.

Essa estrutura dialética, segundo Hegel, seria aplicada a todos os campos do real, desde a aquisição do conhecimento até os processos históricos políticos.


dfjdfjtydsry: obrigado pela explicação, mas qual seria a alternativa?/
Perguntas interessantes