Como se nutriam os primeiros seres vivos segundo a teoria heterotrófica e autotrófica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
heterotróficos esses últimos são seres incapazes de produzir seu próprio alimento, necessitando adquirir matéria orgânica, que foi formada anteriormente. Os animais são seres heterotróficos, uma vez que conseguem a matéria orgânica necessária para a sua sobrevivência alimentando-se de outros animais e plantas, por exemplo.
Os organismos autotróficos, diferentemente dos organismos heterotróficos, não necessitam consumir matéria orgânica, sendo capaz de produzi-la. Esse é o caso dos seres fotossintetizantes, como algas e plantas, que utilizam a energia luminosa para fixar o carbono em compostos orgânicos. Temos também os organismos quimiossintetizantes, que não utilizam a energia luminosa, e sim a energia proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas.
Explicação:
A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos em nosso planeta apresentavam uma nutrição heterotrófica, sendo, portanto, incapazes de produzir seu próprio alimento. Diferentemente da hipótese autotrófica, que afirma que os primeiros organismos vivos eram seres quimiossintetizantes, a hipótese heterotrófica diz que os primeiros seres vivos absorviam moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos, onde provavelmente a vida surgiu.
Para obtenção de energia a partir da matéria orgânica absorvida, os primeiros organismos provavelmente realizavam fermentação, um processo em que organismos produzem energia sem a necessidade de oxigênio – elemento que não estava disponível em quantidades adequadas na Terra primitiva