Como se manifesta a condição juvenil e suas dimensões?
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Muitos autores têm utilizado o termo ‘condição juvenil’ para expressar o que vem ocorrendo com o grupo etário que vai da pré-adolescência até a juventude propriamente dita, nesse momento histórico de transição econômica, social e cultural por muitos denominado ‘globalização’.
O conceito de ‘condição juvenil’ tem muitas acepções. Uma delas é a que acentua os traços comuns, não obstante as dimensões de espaço, tempo e a pluralidade de condições dos que nasceram em um mesmo período histórico; uma segunda dá ênfase às desigualdades de classe, de gênero e de cor; e outra ainda ressalta as características e os padrões culturais. Poderíamos dizer que todas essas perspectivas enriquecem o conceito, ainda que de forma diferente.
Na primeira acepção, a condição juvenil é definida pelo fato de os indivíduos estarem vivendo um período específico do ciclo de vida, em um determinado momento histórico e em um peculiar cenário cultural. Por isso, os autores que enfatizam os traços comuns ressaltam que, nas sociedades modernas, a juventude é a etapa em que o ser humano completa sua formação física, intelectual, psíquica, social e cultural, vivenciando
Portanto, nessa primeira concepção, a juventude é considerada uma fase da vida marcada principalmente por processos de definição e de inserção social. Para isso, as sociedades modernas, além de uma retórica política sobre os jovens (Savage, 2009a), têm criado instituições e construído movimentos sociais encarregados de guiar a socialização fora de casa, como é o caso das escolas, das universidades, dos grupos juvenis controlados por igrejas, Estado, partidos, indústria cultural e mídia eletrônica.
O conceito de ‘condição juvenil’ tem muitas acepções. Uma delas é a que acentua os traços comuns, não obstante as dimensões de espaço, tempo e a pluralidade de condições dos que nasceram em um mesmo período histórico; uma segunda dá ênfase às desigualdades de classe, de gênero e de cor; e outra ainda ressalta as características e os padrões culturais. Poderíamos dizer que todas essas perspectivas enriquecem o conceito, ainda que de forma diferente.
Na primeira acepção, a condição juvenil é definida pelo fato de os indivíduos estarem vivendo um período específico do ciclo de vida, em um determinado momento histórico e em um peculiar cenário cultural. Por isso, os autores que enfatizam os traços comuns ressaltam que, nas sociedades modernas, a juventude é a etapa em que o ser humano completa sua formação física, intelectual, psíquica, social e cultural, vivenciando
Portanto, nessa primeira concepção, a juventude é considerada uma fase da vida marcada principalmente por processos de definição e de inserção social. Para isso, as sociedades modernas, além de uma retórica política sobre os jovens (Savage, 2009a), têm criado instituições e construído movimentos sociais encarregados de guiar a socialização fora de casa, como é o caso das escolas, das universidades, dos grupos juvenis controlados por igrejas, Estado, partidos, indústria cultural e mídia eletrônica.
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