Geografia, perguntado por 0007c, 1 ano atrás

Como se iniciou processo de favelização no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por isaacbarbosa
10

Resposta:

As primeiras favelas brasileiras surgiram no século XIX, após a abolição da escravatura, de forma que os escravos foram segregados da população branca, os quais permaneceram em zonas de risco, ou seja, próximos aos morros, córregos, etc. Contudo, o termo "favela" surge no contexto da Guerra de Canudos (1896 a 1897), para se referir ao “Arraial de Belo Monte”, que existia no “Morro da Favela”.

Todavia, a maioria das favelas brasileiras é fruto do processo de Industrialização do século XX, sobretudo do processo de Modernização dos Latifúndios na época da Ditadura Militar. Com isso, o êxodo rural (saída do campo para as cidades) foi uma alternativa encontrada pelos trabalhadores camponeses, os quais foram expulsos do campo em detrimento do progresso revelado pelas máquinas agrícolas, o que levou ao crescimento desordenado das favelas nos grandes centros e nas médias cidades. Não obstante, com o passar do tempo, a favelização no Brasil adquiriu grandes proporções refletidos nas estatísticas como o aumento da miséria, do desemprego, da violência e dos contrastes sociais.

A favelização é, antes de tudo, um processo. Por sua vez, o resultado da ação de “favelizar” corresponde ao aumento do número de moradias precárias (barracos) em uma determinada região, formando um conjunto habitacional conhecido como "favela". Ela surge em áreas de ocupação irregular (públicas ou privadas) e formam núcleos populacionais densamente povoados.

A favelização é um problema socioeconômico causado pela estagnação econômica, pelo desemprego, pela falta de planejamento urbano, por desastres naturais e pelas guerras.

Ao contrário do que se pensa, a favelização não decorre do excesso populacional, mas do crescimento desordenado das cidades (Macrocefalia Urbana), as quais não são capazes de absorver a população e fornecer-lhe abrigo e renda.

Perguntas interessantes