como se iniciou a careira musical de Luís Gonzaga
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1941, ele recebeu o convite de Januário França para gravar um disco com Genésio Arruda, o trabalho dele foi tão elogiado que ele acabou sendo convidado para a gravação de um disco solo, pela RCA Victor.
E ainda em 1941 ele gravou dois discos como solista de sanfona.
Explicação:
Com 13 Anos Comprou Sua Primeira Sanfona, E Aos Poucos As Pessoas O Começaram A Chamá-lo Pra Tocar Em Festas.
Aos 17 Anos Fugiu De Casa E Tentou A Vida Em Fortaleza, Ceará. Com Isso Vendeu A Sanfona E Se Alistou No Exército Para Tentar Melhores Condições De Vida.
Certo De Que A Música Era Seu Caminho, Deixou O Exército Em 1939 E Resolveu Retornar A Pernambuco.
Mas, No Rio De Janeiro, Enquanto Aguardava O Navio Para O Nordeste, O Cantor Foi Aconselhado Por Um Soldado A Ganhar Dinheiro Como Músico. Assim, Desistiu De Voltar Pra Casa E Começou A Se Apresentar Nas Ruas, No Porto E Em Alguns Bares Cariocas.
Depois De Um tempo No Rio, Começou A Ser Convidado Para Fazer Shows Em Alguns Cabarés Da Lapa. Naquela Época, O Seu Repertório Seguia O Gosto Do Público: Tango, Bolero, Valsas. E Foi Com Um Desses Ritmos Que Luiz Gonzaga participou do seu primeiro programa de Calouros No Rádio, Sob O Comando de Ari Barroso E Silvino Neto.
Apesar Do Sucesso Na Noite, A Nota de Luiz Gonzaga No Programa De Calouros Não Passava De 3. Foi Então Que Um Grupo De Estudantes Cearenses O Aconselhou A Focar Nos Ritmos De Sua Terra. O Retorno Às Raízes Foi Surpreendente E Lhe Rendeu Uma Nota 5 E O Prêmio De Primeiro Lugar! A Música Escolhida Foi "Vira E Mexe" De Sua Autoria.
Com O Sucesso Do Programa De Rádio, Luiz Gonzaga Começou A Ficar Conhecido No Meio Musical. Em 1941, Recebeu O Convite De Januário França Para Gravar Um Disco Com Genésio Arruda. O Trabalho Do Artista Foi Tão Elogiado Que Ele Acabou Sendo Convidado Para A Gravação De Um Disco Solo, Pela RCA Victor.
Ainda Em 1941, Luiz Gonzaga Gravou Dois Discos Como Solista De Sanfona. Nos Anos Seguintes, Ele Gravou Aproximadamente 70 Músicas, Fez Carreira No Rádio E Começou A Lutar Para Levar A Música Nordestina A Todo O País.
Demorou Um Pouco, Mas Luiz Gonzaga Finalmente Conseguiu Gravar Uma Música Como Cantor E Sanfoneiro. "Dança, Mariquinha" Foi A Sua Primeira Composição E Lhe Rendeu Uma Amizade Duradoura Com Humberto Teixeira.
Ao Lado Dele, Gravou Sucessos Inesquecíveis, Como "Baião", "Asa Branca" e "Paraíba". São Letras Que Valorizam A Cultura Do Nordeste E Apresentam Aos Brasileiros As Belezas Dessa Região.