Como se formou a união Ibérica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A União Ibérica é um período da história de Portugal e da colonização do Brasil que aconteceu entre 1580 e 1640.
Sebastião colocou a dinastia portuguesa em apuros, pois o rei português não possuía herdeiros diretos, forçando, assim, seu tio-avô, D.
Antônio, prior de Crato, chegou a ser aclamado rei por seus partidários na vila de Santarém, mas acabou sendo derrotado pelas forças de Filipe II durante uma batalha travada em agosto de 1580.
Filipe II, além de ser rei espanhol e possuir muito poder, contava com apoio de grande parte da nobreza portuguesa.
Com a coroação, Filipe II passou a ser conhecido como Filipe I de Portugal e II da Espanha, acumulando o trono das duas nações.
A partir desse momento, todas as possessões portuguesas passaram ao controle dos espanhóis, o que, naturalmente, incluía o Brasil.
Para não desagradar aos portugueses e para evitar riscos de revoltas, Filipe II optou por manter os assuntos de Portugal sob responsabilidade dos portugueses.
Com o fim da divisão imposta pelo Tratado de Tordesilhas, tanto portugueses como espanhóis tiveram livre acesso a territórios que, até então, não podiam penetrar.
O resultado disso, em longo prazo, foi o povoamento de “territórios espanhóis” por portugueses, como no caso do Rio Grande do Sul.
O segundo reflexo da União Ibérica no Brasil foram os ataques promovidos pelos holandeses contra o Nordeste do Brasil. Esses ataques eram resultado direto da inimizade que existia entre holandeses e espanhóis, que, naquela época, travaram a Guerra dos Oitenta Anos. Essa guerra era resultado da luta dos holandeses por sua independência.
Em 1640, ocorreu a Restauração Portuguesa, movimento que colocou fim à União Ibérica.
Espero ter ajudado^-^