como se forma um tornado?
Soluções para a tarefa
Os tornados, assim como outros fenômenos meteorológicos, despertam o interesse, a curiosidade e até a imaginação das pessoas. Como falei sobre furacão neste post e citei furacão e tornado emminha apresentação da Semana Estendida de Ciência e Tecnologia, gostaria de dedicar um post inteiro a este fenômeno.
Tornados são colunas de ar em altíssima rotação, originadas de nuvens de tempestade tipo Cumulonumbus e que algumas vezes entram em contato com o chão. Os tornados possuem o formato de um funil, diminuindo sua largura quanto mais próximo a superfície.
Tornado ocorrido em 3 de maio de 1999, em Oklahoma. Foto de Daphne Zaras. Wikimedia Commons
A velocidade dos ventos associados aos tornados são de no mínimo 177km/h e eles possuem um diâmetro de aproximadamente 100m. Ou seja, tornados são muito menores do que furacões, já que o diâmetro dos furacões pode ser maior que 100km !!! Ou seja, um tornado pode ser aproximadamente 1000 vezes menor do que um furacão.
Tornados já foram observados em todos os continentes, exceto na Antártica. Os Estados Unidos é o país com a maior incidência de tornados em todo o mundo. Cerca de 70% dos tornados que ocorrem no mundo ocorrem nos EUA. A região deste pais com a maior incidência de tornados chama-se Alameda dos Tornados (ou corredor dos tornados):