Biologia, perguntado por taynaalcantara80, 5 meses atrás

como se forma o bolo fecal?​

Soluções para a tarefa

Respondido por nayanialvesr
1

Resposta:

O bolo fecal é formado após a completa digestão mecânica e enzimática que ocorre através da passagem do alimento por todo o trato gastrointestinal (TGI).

A digestão inicia-se na boca com a mastigação, a qual realiza a digestão mecânica do alimento. Dessa forma, as macromoléculas são quebrados em moléculas menores para que nossas enzimas digestivas consigam agir sobre o alimento. Junto com a trituração dos dentes, o movimento com a língua auxilia na mistura no alimento com a saliva, a qual é rica em enzimas digestivas, como a amilase salivar (também chamada de ptialina), a qual quebrará o amido e o glicogênio, que é são polissacarídeo, em oligossacarídeos e monossacarídeos. Após esse processo de digestão, o alimento é chamado de bolo alimentar.

Esse bolo alimentar chegará ao estômago e lá estará sob o efeito do suco gástrico, outra substância rica em enzimas que promoverão a digestão, ou seja, ajudará mais ainda na quebra das macromoléculas. Aqui, no estômago, a principal ação é da pepsina, uma enzima que degrada proteína em peptídeos. Essa enzima somente consegue agir pelo ambiente ácido dentro do estômago, mantido pelo ácido clorídrico. Esse ácido clorídrico converte o pepsinogênio (uma enzima inativa) na pepsina. No suco gástrico também há lipase, que age na absorção de gorduras, quebrando o triacilglicerol em glicerol e ácidos graxos livres. Após a ação do suco gástrico, o bolo alimentar é chamado de quimo.

Seguindo o seu caminho, o quimo passará pelo intestino delgado. Nessa região é quando a digestão será finalizada, devido à ação suco entérico, o qual possui diversas enzimas como as enteroquinases (transforma o tripsinogênio em tripsina), peptidases (finalizam a digestão de proteínas) e carboidrases (digestão de dissacarídeos). O quimo também sofrerá a ação de substâncias produzidas pelo pâncreas e pela bile, que são glândulas anexas. O suco pancreático possui enzimas como a tripsina, que digere proteínas em aminoácidos, a lipase, que quebrará os lipídeos e a amilase, que finaliza a digestão do amido. Já a bile (produzida pelo fígado), agirá sobre as gorduras. Após todas essas transformações, o quimo é chamado de quilo.

Após esse momento, a maioria das substâncias das quais precisamos já terão passado para o sangue. Assim, os resíduos formarão o bolo fecal durante a passagem do quilo pelo intestino grosso.  Esses restos são formados por compostos não absorvíveis, como vegetais revestidos de celulose. Nessa região, há, ainda, absorção de água. Além disso, há certa descamação do trato digestivo durante a passagem do quilo, a qual também sofre com a ação de diversas bactérias locais. Diante disso, o quimo torna-se o bolo fecal, que será eliminado após o movimento peristáltico do intestino.

  • Para ver mais sobre o sistema digestório, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5684742
Perguntas interessantes