Como se explica o fenótipo Bombaim ?
Soluções para a tarefa
Primeiramente descoberto em Bombaim, Índia pelos quais indivíduos que possuem genótipo referente ao grupo sanguíneo “A” “B” “AB” expressam o grupo sanguíneo “O”
Esse fenótipo sanguíneo do sistema ABO é também chamado de falso O e a maior incidência dele encontra-se em populações da região de Mumbai (antiga Bombaim), na Índia. Mundialmente, os falsos O representam cerca de 1% da população.
Um teste sanguíneo simples (usando os aglutininas anti-A ou anti-B misturados a gotas de sangue) identifica indivíduos geneticamente pertencentes aos grupos A, B ou AB como sendo do grupo sanguíneo O. Isso acontece por conta da ausência de um gene (chamado de H) responsável pela formação do aglutinogênio H, o qual determina a formação de uma enzima que converte esse aglutinogênio em A ou B. Em outras palavras, a presença do gene recessivo h inibe a formação dos aglutinogênios A ou B e o indivíduo expressa um fenótipo tipo O. Trata-se de um caso de epistasia recessiva.
Por isso, para diferenciar um indivíduo falso O de outro verdadeiramente do grupo O, deve-se testar seu sangue com aglutininas anti-H; se houver reação de aglutinação de hemácias, ele pertence realmente ao grupo O. No caso dele ser falso O (quando não há aglutinação) testes mais específicos devem ser realizados para identificar o real grupo sanguíneo e evitar possíveis problemas imunológicos (necessidade de transfusão de sangue ou transplante de órgãos, p. ex.).
Espero ter ajudado.