como se deu o processo de unificação politica dos persas
Soluções para a tarefa
Resposta:Ciro, O Grande, que fundou o império e obteve muitas conquistas para os persas, como a derrota dos governantes medos e a conquista da Babilônia e da Lídia. Ciro adotou uma política de expansão territorial onde o objetivo era formar um grande império, obter riquezas e resolver os problemas do crescimento da população. Ele respeitava os costumes dos povos conquistados, dando certa liberdade de ação, de emprego e até de religião. Porém, eram obrigados a servir o seu exército e pagar tributos, com isso, ele formou um grande exército e conseguia mantê-los.
Após a morte de Ciro em batalha, Cambises II (que era seu filho) assumiu a posição de Imperador. Ele decidiu dar continuidade à política de expansão criada por seu pai e chegou a derrotar o Império Hitita e o Reino do Egito, porém era considerado explosivo, e é possível que tenha cometido suicídio.
Seu sucessor, Dario I, governou o império durante seu auge – depois dele, nenhum governante foi considerado capaz de manter o reino no mesmo nível. No desejo de expansão, ele chegou a invadir a Cítia, terra dos citas, a tribo nômade que havia invadido a Média e assassinado Ciro. Além de expandir consideravelmente o território de seu império, Dario organizou um novo sistema monetário unificado, instituiu projetos de construção e fez do aramaico idioma oficial do seu reino.
Xerxes I, filho da Dario, veio em seguida. Esse imperador deu continuidade às batalhas de seu pai e tentou continuar a expansão persa pela Europa, que não durou muito, já que conquistaram apenas algumas colônias gregas.
Artaxerxes I foi o sucessor de Xerxes I, porém seu governo não obteve tantas conquistas, apenas acredita-se que foi durante o seu reinado que o calendário solar foi introduzido como calendário nacional.
Xerxes II permaneceu governando apenas por algumas semanas, pois foi assassinado. E Dario II, capturando o assassino, ficou em seu lugar, porém sem grande destaque. Artaxerxes II Mêmnon foi rei por 62 anos, com um governo marcado por rebeliões em várias províncias do Império Persa (devidamente controladas e abafadas) e inúmeros monumentos construídos.
Explicação: Este texto irá lhe ajudar. Primeiro, o leia com muita atenção, e para praticar literatura, tente resumi-lo. se você não conseguir, pode me pedir ajuda. Bons estudos!
A partir do século VIII a. C., os povos medos (arianos da Ásia Central) construíram um grande reino, por meio de um ágil, organizado e forte exército. Dessa maneira, os medos submeteram vários povos do planalto iraniano, inclusive os persas.
A submissão dos persas perdurou até o ano de 550 a.C., quando o príncipe persa Ciro, o Grande (590-529 a.C.), liderou uma revolta contra os medos. Ciro, saindo vitorioso da batalha, passou a liderar os persas e a controlar todos os povos do planalto iraniano, formando, então, o Império Persa.
O novo soberano, Ciro, iniciou uma política de expansão territorial com o objetivo de formar um grande império, pois desejava obter riquezas e resolver os problemas causados pelo aumento populacional. Dessa forma, Ciro, o Grande, conseguiu conquistar os territórios da Mesopotâmia, de toda a Ásia Menor (atual Turquia) e de territórios a leste da Pérsia (parte ocidental da Índia). Por todas essas conquistas, Ciro foi considerado um dos grandes estrategistas militares da Antiguidade.