como se deu a ocupação e do povoamento da região sudeste?
Soluções para a tarefa
Olá,
A região do sudeste é de grande importância para os setores econômicos do Brasil, assim é necessário compreender que essa região passou por diversos mudanças históricas e que são importantes demais até mesmo para os dias de hoje.
Os primeiros navios que atracaram na região sudeste tiveram a intenção de explorar os seus recursos, as terras eram boas e prosperas, e assim começaram as primeiras vilas e cidades, que foram crescendo graças ao açúcar, o café e posteriormente as indústrias.
Resposta:
A Região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. A miscigenação do português com o índio teve início no século XVI, época em que se formaram as primeiras cidades, como São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro. O negro foi trazido à região para a realização do trabalho escravo e, consequentemente, contribuiu para a diversidade étnica e cultural do Sudeste.
Porém, foi com a expansão cafeeira no fim do século XIX e início do século XX, que o Sudeste recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Os fluxos migratórios com destino à Região não cessaram. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Estima-se que são mais de 70 nacionalidades distintas, presentes na população do Sudeste.
O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.