História, perguntado por lauramiriammelo, 1 ano atrás

Como se deu a conquista do oeste pelos colonos norte americanos?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
22
Prezada,

Boa parte dos EUA hoje foram territórios que os estadunidenses tomaram do México na guerra entre esses dois países no século XIX. Entretanto, essas terras do Oeste não estavam desocupadas, havia milhares de índios lá. Os europeus e seus descendentes, então, praticaram o genocídio, exterminando diversos povos e culturas.

Isso era mais forte quando se encontrava ouro ou outro metal ou pedra precisos em algum desses território, bem como quando as terras eram férteis, de maneira que o governo criava reservas indígenas em locais distantes e de difícil sobrevivência.

Além disso, os principais meios que contribuíram para a dizimação dos povos indígenas da América do Norte tanto pelos europeus quanto por seus descendentes brancos foram:

1. Os europeus trouxeram as doenças epidêmicas (que em pouco tempo atingem quase toda a população devido à capacidade de contagiar e espalhar-se rapidamente) não existiam na América.

Eles trouxeram a gripe, a varíola, o sarampo, a caxumba, a tuberculose, a peste negra, o tifo, dentre outras. Através dos barcos vindos da África, também chegaram aqui a malária, a dengue, e a febre amarela. Estima-se, segundo os estudos, que mais de 90% da população indígena tenha morrido após os primeiros contatos com os europeus em razão de contágio dessas doenças.

Posteriormente, essa situação resultava na morte de milhares de índios em poucas semanas, o que causava a desestruturação de muitas  sociedades indígenas, como ocorreu entre os incas na época da conquista espanhola, dificultando a organização necessária para lutar contra os espanhóis

2. O genocídio contra os indígenas pelos norte-americanos:  essa prática continuou com a independência dos Estados Unidos, conforme relata o livro "Enterrem meu coração na curva do rio"). Fingiam paz por um tempo e logo depois voltavam à guerra. Os norte-americanos utilizavam-se de armas modernas, técnicas de guerra, marchas exaustivas (nas quais morriam milhares de indígenas) doenças (por exemplo, enviavam aos índios cobertores para o frio que haviam sido usados por doentes de sarampo, varíola, dentre outras, para contaminá-los).

3. As estradas de ferro contribuíam para que os norte-americanos exterminassem as grandes manadas de búfalos, o principal alimento de várias tribos, dentre outros animais. Para isso, os norte-americanos atiravam dos trens nos búfalos matando milhares deles e deixando seus corpos para apodrecerem sem qualquer utilizada. Em poucas décadas, os índios já não tinham mais quase alimentos, sendo obrigados a irem para reservas e a dependerem do governo. Assim, tiveram que adotar as roupas e costumes ocidentais para sobreviveram.

4. As reservas nas quais as tribos eram confinadas não eram capazes de proporcionar a alimentação adequada aos indígenas, resultando na fome e morte de muitas pessoas.

5. Houve uma intensa participação do governo dos E.U.A. através do exército, que se empenhou em exterminar várias tribos. Como a separação racial era grande, caracterizava-se enquanto extremamente raro o casamento ou mesmo a miscigenação entre os europeus e os indígenas. Além disso, os índios não tinham muitas alternativas quanto a locais para onde fugir, haja vista que boa parte do território norte-americano já estava sendo explorado.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas , " Armas germes e Aço Conquista", e " Construindo um Império - Os Astecas  ", " Enterrem Meu Coração na Curva do Rio - Filme Completo", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
Respondido por daiane12127
0

Resposta:

Explicação:

Surge a Doutrina Monroe em 1820, que pode ser resumida pela seguinte frase: “a América para os norte-americanos”. Trouxe para a expansão dos EUA um novo significado, logo de início atuava na defesa das nações latino-americanas que tinham conquistado a independência recentemente.17

Perguntas interessantes