História, perguntado por brodrigues01, 11 meses atrás

como se dava o processo de escolarização das meninas brancas? eram alfabetizadas? onde? como? era possivel chegar ao (atual) ensino médio? é a Universidade?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
0
No Brasil Colonial, a educação das moças ficava a cargo da família. Na cultura da época, ler e escrever não era tão valorizado como hoje, então a maioria das meninas não era alfabetizada, mesmo na elite. A educação delas girava em torno das prendas domésticas. O ensino universitário se tornou disponível no Brasil apenas no século XIX.

A partir do século 19 começam no Brasil os primeiros esforços para ensinar as meninas a ler, escrever e um pouco de conhecimento básico das ciências naturais, história, literatura e arte. Escolas foram instituídas especificamente para moças, frequentadas pelas filhas da elite da época. Mesmo assim, elas deviam aprender apenas o básico e prendas domésticas, além de tocar um instrumento.

As meninas eram criadas para ser esposas, mães e entreter convidados. De qualquer forma, os pais não eram obrigados a colocar as meninas na escola, e essa educação poderia ser dada em casa.

O ensino universitário estava assim, excluído das perspectivas das mulheres. Mesmo assim, a primeira mulher a conseguir um diploma universitário no Brasil foi Rita Lobato Velho Lopes, que se formou em Medicina, em 1887.
Perguntas interessantes