Química, perguntado por davioliveiracp, 10 meses atrás

como se dá a formação de ondas de choque?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliatheoal
0

Na imagem vemos um exemplo de onda de choque, ou "onda de proa".

Para melhores explicações observe as imagem, acredito que a explicação delas seja melhor.

Onda de choque é uma onda caracterizada por ser um distúrbio em propagação onde propriedades como velocidade, pressão, temperatura ou densidade variam de maneira abrupta e quase descontínua. Esta onda pode ocorrer tanto em meios físicos, propagando-se de maneira mecânica, quanto em campos como o campo elétrico e o campo magnético. Como qualquer onda, uma onda de choque carrega energia e pode se propagar em qualquer meio (sólidos, líquidos, gases e plasma).

Uma onda de choque se forma sempre que pulsos de pressão se movem no meio com uma velocidade maior que a velocidade do som nesse meio. Isto provoca um aumento da pressão nesta região gerando uma onda de choque que também recebe o nome de estrondo sônico notado em aviões que quebram a barreira do som. Para estes aviões, formas especiais de fuselagem se tornam necessárias para superar os efeitos de encontrar esta onda de choque. Efeito semelhante pode ser observado em trens de alta velocidade quando entram em túneis.

Outra onda de choque muito comum é o trovão. Quando uma descarga elétrica de grande intensidade corta a atmosfera na forma de um raio, provoca um aquecimento muito intenso que leva a uma expansão rápida do ar ao redor do raio. Como a velocidade da expansão excede a velocidade do som, ouvimos o estrondo sônico na forma de um trovão.

Anexos:
Perguntas interessantes