como se construiu historicamente a concepção de infância? quais as influências dessa concepção na elaboração de políticas públicas educacionais? como esse conceito se reflete na BNCC?
Soluções para a tarefa
Olá
A infância é o período desde o nascimento até a chegada a adolescência, por volta dos 11 anos.
Historicamente as crianças eram consideradas sem importância, como algo custoso, era comum nos séculos passados que as pessoas começassem a trabalhar se até mesmo se casassem na infância.
Atualmente as crianças são um investimento no futuro, algo que precisa de cuidados, temos leis que garantem seu bem estar e direitos, como o do estudo. Nas escolas deve ocorrer uma transição para a vida adulta.
Através dessas concepções a escola é um lugar onde as crianças passam por suas infâncias aprendendo diversos assuntos que os ajudarão na vida adulta, mas também um local onde elas iniciam sua socialização fora do âmbito familiar, assim formando pessoas para o mundo.
A Base Nacional Comum Curricular prevê que todas as crianças devem cursar matérias de diversas áreas do conhecimento, para se formarem como bons cidadães, que entendam de diversas ciências, possam discutir diversos assuntos.
Espero ter ajudado