Sociologia, perguntado por nicotenorio, 1 ano atrás

Como se caracteriza o atual momento da globalização?

a) A globalização, atualmente, se caracteriza por acordos entre países, não impactando estados ou municípios. Apresenta influência direta de um único e poderoso país: Estados Unidos. Ele é o país que redefine a educação brasileira a partir de suas políticas internacionais oficiais.

b) A globalização é um fenômeno independente do neoliberalismo, pois estamos conectados em todo o mundo pelos avanços tecnológicos, sem que a economia importe para este acontecimento. Basta perceber que a educação segue sendo independente de qualquer processo econômico de globalização.

c) A globalização não influencia as escolas, pois as provas nacionais aplicadas nelas são elaboradas dentro do país, sem que isso se relacione com assuntos de ordem internacional ou supranacional.

d) A globalização se refere apenas a produtos culturais, como filmes ou músicas que podem ser consumidos. Nossa forma de ver o mundo ou a educação tem nada ou pouco a ver com isso.

e) A globalização, em seu formato mais atual, tem menos a ver com estados autônomos competindo internacionalmente e mais relação com um complexo jogo multiescalar em diversos campos institucionais, acima, abaixo e dentro de fronteiras nacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandinhadeusefiel1
20

RESPOSTA CORRETA  é a E

A globalização, atualmente, se caracteriza não apenas por acordos internacionais, mas por influências de ordem supranacional e por relações que ocorrem em diversos níveis e camadas dentro do Estado. Ocorre de forma indissociável da hegemonia neoliberal, uma lógica se articulando na outra. Ainda que provas sejam elaboradas dentro do país, esta lógica é fortemente influenciada pelas relações do Estado brasileiro com outras instituições e pela globalização da economia. Os valores de competição e mercadificação do neoliberalismo são potencializados pelas relações globais.

Respondido por alexfariasafhp
11

Resposta:

e)  A globalização, em seu formato mais atual, tem menos a ver com estados autônomos competindo internacionalmente e mais relação com um complexo jogo multiescalar em diversos campos institucionais, acima, abaixo e dentro de fronteiras nacionais.

Explicação:

Perguntas interessantes