Como são tratados os conflitos na Região Sudeste?
Soluções para a tarefa
Resposta: (você pode resumir esse texto no site turbine tex:) A situação ambiental do Sudeste é caracterizada pela destruição da Mata Atlântica e pela presença dos maiores centros urbanos do País.
Em 1500, o litoral era coberto quase de norte a sul pela Mata Atlântica. Na terça-feira, 28 de abril, alguns marujos da frota de Cabral foram a terra cortar lenha e lavar roupa nas águas do Rio Mutari (BA). Ao verem os machados, os índios se admiraram. E, de repente, saíram da idade da pedra para entrar na idade do ferro. Mais do que miçangas ou chapéus, as ferramentas de ferro levaram os nativos a prestar serviços aos estrangeiros. Com machado de pedra, um tronco de pau-brasil levava três horas para ser cortado. Com machado de ferro, podia ser cortado em quinze minutos. Com moto-serra, uma árvore das mesmas dimensões é abatida em bem menos tempo.
Explicação:
Hoje, o grande desafio ambiental no Sudeste é o equilíbrio entre conservação e desenvolvimento. Nesse cenário, costuma-se colocar a atividade industrial como a grande causadora de poluição. Se, por um lado, isso é verdade, por outro já é possível encontrar, no Sudeste, esforços (tanto de empresas públicas como da iniciativa privada) em busca do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, duas empresas têm merecido destaque: a mineradora de ferro Samarco e a Furnas Centrais Elétricas. Atuando no Sudeste e no Norte, a primeira tem o ISO 14000 em todas as etapas de seu processo produtivo e se destaca pela recuperação de áreas degradadas. Já a segunda, que produz eletricidade, mantém cuidados com seus mananciais.