Geografia, perguntado por carlosss17, 1 ano atrás

como são chamadas as linhas de contato, entre duas placas tectônicas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por liviasantana078
0

De acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, a crosta terrestre – a camada superficial sólida da Terra composta por rochas e minerais – não é contínua, mas sim “quebrada” ou fragmentada em várias partes ou “pedaços”. Essas partes são conhecidas como placas tectônicas e movimentam-se em razão da força interna exercida pelo magma presente no manto terrestre.

Para entender a movimentação das placas tectônicas, é preciso descobrir, primeiramente, porque isso acontece. O principal fator responsável, como já dissemos, é o magma, que não se movimenta aleatoriamente, mas se organiza em ciclos, os quais chamamos de células de convecção. A partir daí, o magma vai então conduzindo a movimentação dessas placas, fazendo com que o relevo seja alterado das mais diversas formas.

O principal e mais conhecido efeito das placas tectônicas sobre a superfície é a ocorrência dos terremotos. Eles manifestam-se, quase sempre, nas áreas de contato e acontecem em razão da reacomodação súbita de alguns pontos nessas áreas. Além disso, as zonas de encontro entre duas placas são locais altamente instáveis geologicamente e onde também surgem os vulcões e as cadeias montanhosas.

Respondido por driih36074
1

Tipos de movimentos das placas tectônicas

Há três principais tipos de movimentos das placas tectônicas, considerando a direção do deslocamento de uma placa em relação à outra: o convergente, o divergente e o subsidente ou transformante.

Movimento convergente: As placas com movimento convergente são aquelas que se chocam diretamente entre si, indo uma contra a outra. É esse o caso do exemplo no esquema anterior, onde se formam as maiores cadeias de montanha.

Movimento divergente: Ocorre quando as placas afastam-se uma da outra. Esse afastamento pode provocar a emergência do magma que se solidifica e forma algumas ilhas vulcânicas em áreas oceânicas.

Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos, a exemplo da Falha de San Andreas, no oeste dos Estados Unidos.

(acho q é isso)

Perguntas interessantes