Ed. Física, perguntado por Agathinha125, 10 meses atrás

Como são atribuídas as notas pelos árbitros?​

Soluções para a tarefa

Respondido por natielecosta800
4

Resposta:

O código da (FIG) é utilizado para pontuar os eventos da ginástica em nível internacional, como os Mundiais e os Jogos Olímpicos. As Confederações Nacionais possuem um código interno. Contudo, geralmente utilizam do código elaborado pela Federação Internacional, para a pontuação dos Campeonatos Nacionais de elite.Sob este código, estão também as demais ginásticas - rítmica, acrobata, aeróbica e de trampolim. Porém, cada qual possui suas especificidades e Códigos próprios

O velho código trabalhou sob o sistema de pontuação dez (10,0). Logo, a nota limite a ser atingida, era o dez. Este sistema trabalhava dividido em quatro critérios.

Habilidades: A cada elemento acrobático e artístico era dada uma dificuldade específica de classificação, variando entre A e Super-E, na Tabela de Elementos. O ginasta conquistava pontos bônus realizando as competências difíceis (seus movimentos pontuados) separadamente umas das outras ou através das sequências (elementos artísticos, as passadas).

Elementos obrigatórios: A composição da rotina era decidida pelo ginasta e pelo seu treinador. Contudo, em todos os aparelhos, a exceção do salto, havia na Tabela os elementos que deveriam ser executados durante a rotina. A exemplo de elemento e obrigatório, está o giro gigante: a vota de 360 graus realizada nas barras assimétricas e na barra fixa.

Base de pontuação: A pontuação base era o padrão de valor inicial da rotina - o ginasta preenchia-a com todos os elementos necessários. Isso foi alterado ao longo dos anos, tendendo diminuido o limite mínimo de pontos. Por exemplo, entre 1992 e 1996, a pontuação mínima exigida era de 9,2 e entre 2000 e 2004, já era de 8,8.

Valor inicial: O valor inicial é a combinação da pontuação base e dos bônus adicionados pelo ginasta. É o valor de suas passadas, movimentos de ligação e elementos obrigatórios. Idealmente, o ginasta procurava ter sua nota inicial o mais perto do 10 quanto fosse possível.

As regras para as provas de salto foram as únicas que não sofreram mudanças na passagem do velho para o novo.

O Novo Código

Em 2006, o Código de Pontuação, juntamente a toda a característica do sistema da ginástica, fora revisto sob a alegação de irregularidades nos julgamentos dos eventos nas Olimpíadas de Atenas, que puseram à prova a objetividade e a fiablidade do sistema em questão

A primeira ginasta a ser campeã mundial sob o modificado código, foi a italiana Vanessa Ferrari. Ainda que tendo cometido erros durante sua execução, ela manteve a medalha de ouro do concurso geral por ter em sua rotina, movimentos de dificuldade mais elevados que as demais competidoras.Apesar das constantes oposições ao novo código e das controvérsias de sua modificação, o mesmo fora mantido para dar ênfase ao avanço do desporto, à objetividade do julgamento e a promover qualificações de níveis elevados.

Perguntas interessantes