Como saber se o pronome é objeto direto ou indireto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos.
...
Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:
Objeto direto: o, a, os, as.
Objeto indireto: lhe, lhes.
Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
Resposta:
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.
Objeto direto é o complemento que se liga ao verbo transitivo sem auxílio de preposição (leio livros, compro livros, vendo livros).
Objeto direto preposicionado
O objeto direto não precisa de preposição, mas em alguns casos, ele pode vir acompanhado de preposição - por questões estilísticas ou para evitar ambiguidades.
A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido. O objeto direto não precisa da preposição, mas em alguns casos, ela pode ser usada.
Exemplos de objeto direto preposicionado:
Ao irmão a irmã perdoou.
Perdoar é um verbo transitivo direto, pois precisa de complemento sem exigência de preposição. No entanto, na oração “O irmão a irmã perdoou” não deixa claro quem perdoou quem, o que não acontece com a presença da preposição na oração (Ao irmão a irmã perdoou.), em que é possível perceber que a irmã perdoou o irmão.
Cumpri com o que tinha prometido.
Cumprir é um verbo transitivo direto, pois precisa de complemento sem exigência de preposição. O que cumpri? Cumpri o que tinha prometido.
Neste caso, a presença da preposição “com” serve apenas para dar mais ênfase à mensagem que comunica o cumprimento de uma promessa.
O que é objeto indireto?
Objeto indireto é o complemento que se liga ao verbo transitivo através de preposição obrigatória (acredito em você, vou à escola, preciso de água)
Pronomes oblíquos com a função de objetos diretos e indiretos
Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:
Objeto direto: o, a, os, as.
Objeto indireto: lhe, lhes.
Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
Exemplos de pronome oblíquo com função de objeto direto:
Convidei-os para jantar (O pronome oblíquo “os” desempenha a função de objeto direto, porque ele poderia ser substituído por “os amigos”, por exemplo, que é um complemento sem auxílio de preposição - Convidei os amigos para jantar.).
Exemplos de pronome oblíquo com função de objeto indireto:
O livro interessava-lhe. (O pronome oblíquo “lhe” desempenha a função de objeto indireto, porque ele poderia ser substituído por “a ele”, que é um complemento que necessita de preposição - O livro interessa a ele.).
Exemplos de pronome oblíquo com função de objeto direto ou indireto:
Abraçou-lhe. (O pronome oblíquo “lhe” desempenha a função de objeto direto, porque ele poderia ser substituído por “o filho”, por exemplo, que é um complemento sem auxílio de preposição - Abraçou o filho.).
Entreguei-lhe o cartão. (O pronome oblíquo “lhe” desempenha a função de objeto indireto, porque ele poderia ser substituído por “à cliente”, que é um complemento que necessita de preposição - Entreguei o cartão à cliente.).