Artes, perguntado por Fabyzinha13, 1 ano atrás

Como ritmo e poesia se relacionam?

Soluções para a tarefa

Respondido por CanalMuryFantastico
1

Olá!

Amo fazer poesias, e já fiz várias!

O ritmo é necessário em poemas para dar uma sonoridade melhor às poesias. Assim, quando lemos uma, o compasso do ritmo faz com que a poesia fique mais bonita, mais declamável. Ás vezes, até mais fácil de decorar. Dizem que o ritmo faz com que o declamador da poesia não perca a respiração, o que pode prejudicar a apresentação.

Por isso que eu me saio bem nas minhas apresentações!

Espero ter lhe ajudado!

Respondido por giuzanini
2
O Ritmo apresenta-se de forma diferente no poema e na música, embora as duas artes apresentem afinidades e um tal parentesco histórico que chega-se a classificar um determinado gênero de poesia como lírico.

A música se rege pelo compasso, que é dividido em tempos.

O ritmo é representado, na pauta musical, pelas figuras (notas musicais e pausas).

No poema, há a figura da métrica que não é, como na música, uma regência implacável sobre o ritmo.

É o ritmo que dá beleza à música, na visão de muitos músicos, bem como ao poema, na visão de muitos poetas, como o simbolista francês Paul Verlaine, que em versos famosos diz: "Antes de tudo, música". Naturalmente, Verlaine se refere ao ritmo no poema, além dos efeitos sonoros que se pode atingir através do uso de vogais e consoantes. Aliás, o ritmo era caro a todo o Simbolismo.

O ritmo pode assumir importância tamanha no poema, que, mesmo um poeta vanguardista como Ezra Pound afirma que quando um poema se afasta muito da música, começa a degenerar. Também Maiakovski em "Como fazer versos" descreve como, a partir de uma percepção de um ritmo (como o do seu próprio caminhar), podemos transformar o ritmo em sons e palavras, logo em versos.
Perguntas interessantes