Biologia, perguntado por Joaomil4rau, 11 meses atrás

como relações desarmônicas contribuem na limitação de crescimento populacional

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Cara, as relações desarmônicas são aquelas em que há algum tipo de conflito entre os seres envolvidos e/ou que faz com que um deles  seja favorecido e o outro não .

Agora vamos pensar no crescimento populacional .. e ver isso como um problema a ser resolvido, blz ..

Nas r.d, temos as relações intraespecífica( indivívuos da mesma espécie ) e interespecífica ( espécies diferentes )

n vou entrar em detalhes de cada tipo e vou logo responder a sua pergunta, as RDs contribuem na limitação do crescimento populacional justamente nessa área de conflito onde há  um crescimento absurdo de alguma espécie e com isso é colocado um predador dessa espécie naquela região para fazer o controle.  Ou tem outros tipos de controle como os fungos e bactérias onde o fungo produz uma substância que inibe o desenvolvimento das bactérias.


Show !!??  



Joaomil4rau: muito obrigado
Usuário anônimo: nada rsrs ! Bons estudos
Respondido por isidorio
1

Nas relações desarmônicas pelo menos uma espécie é prejudicada. São elas:

Predatismo- o predador controla o tamanho populacional da sua presa, mas a presa também controla o tamanho populacional do predador. Quando há muita número de presas o crescimento da população de predadores é favorecido. Entretanto, a medida que a população da presa vai sendo reduzida em função da predação, cria-se uma relação de competição intraespecífica na população dos predadores o que causa a redução desta população e favorece o crescimento da população de presas.

Parasitismo- Neste caso o hospedeiro favorece o aumento do número de parasitas. No entanto, uma redução no número de hospedeiros limita o crescimento do número de parasitas.

Competição- Duas espécies competem pelos mesmos recursos. Neste caso, não só os recursos controlarão o crescimento populacional, mas as duas populações também exercerão influência uma sobre a outra.

Perguntas interessantes