Como rejeição à escola séria e taciturna que castiga crianças, a didática da Escola Nova buscou imprimir um efeito contrário, apresentando-se como um movimento de ruptura à didática tradicional. Nessa abordagem, a formação de atitudes exige um clima favorável para estabelecer uma mudança dentro do indivíduo. Com uma forte influência da psicologia do autodesenvolvimento, a meta real do ensino passou a ser a realização pessoal do aluno.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do Processo. 17. ed. São Paulo: EPU, 2009.
O fragmento acima desvela um momento marcante de ruptura no processo de ensino da escola tradicional. Analise o trecho e indique que momento marcante é esse, bem como, acrescente em sua resposta duas características dessa nova concepção para o processo de ensino e aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Escola Nova trouxe uma abordagem progressista em relação ao ensino. Ao invés de castigar, essa didática passou a ter um viés social positivo e incentivador.
O filósofo John Dewey foi um dos principais nomes que promoveu a Escola Nova na América. Essa metodologia chegou ao Brasil no início da década de 1880.
No processo de ensino e aprendizagem, o professor deixa de ser um agente que pune e passa a ser um intermediador do conhecimento.
Já o aluno é estimulado a enxergar o ensino como uma oportunidade, e não uma obrigação.
Espero ter ajudado.
Explicação:
A Escola Nova trouxe uma abordagem progressista em relação ao ensino. Ao invés de castigar como era o modelo antigo, punitivo e intimidador, essa nova didática passou a ter um viés social positivo e incentivador. de modo a instigar os estudantes a conseguirem se desenvolver melhor no âmbito escolar.
Um dos principais nomes que promoveram a escola nova foi o filósofo John Dewey, por volta da década de 1980, que foi justamente após o período militar brasileiro, o que deu uma boa perspectiva educacional para o nosso povo.