Como reduzir os impactos formados pelo homem na produção de alimento?
Soluções para a tarefa
Os Impactos da Alimentação para o Meio Ambiente
Quando falamos em sustentabilidade, pensamos em ações como não poluir, preservar áreas naturais, reciclar lixo, economizar água, dar preferência às fontes alternativas de energia etc. Mas raramente nos lembramos de relacionar uma de nossas atividades mais básicas com impactos negativos no meio ambiente: o ato de se alimentar. Nos primórdios da humanidade, a alimentação era baseada em frutas, raízes, carnes de animais caçados e outras fontes que não modificavam significativamente a natureza (pelo contrário, tudo fazia parte de um ciclo natural).
- Erosão que é a perda de solo causada pela associação do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda é relevante e está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável.
- A perda de biodiversidade é o desaparecimento por qualquer motivo de qualquer espécie animal ou vegetal devido a sua carga genética específica.
- A atividade agropecuária exige desmatamento, que é a derrubada de matas originais. Não se planta e não se cria em áreas florestadas.
- A terra que escorre com as chuvas, causa colmatação em rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água.
Como Reduzir Isso?
Eu acho que deveríamos comer aquilo que nos sustenta.
- Por exemplo: frutas, carnes e raízes.
Além de ser econômico, é saudável.
O ser humano tem muito investimento em comidas industriais que abusam do nosso solo e outros diversos. O certo seria comer aquilo que nos da saciedade e não "prazer" ou "gula" em comer.