História, perguntado por leonard0g0uvea, 1 ano atrás

Como que os militares assumiram a presidencia do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabg2004
0


O golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart, consumado no dia 1º de abril de 1964, foi precipitado pelo levante de tropas em Juiz de Fora (MG), sob o comando do general Olímpio Mourão Filho, na véspera. Imediatamente, a movimentação militar de 31 de março ganhou o apoio de políticos civis, entre os quais os governadores Carlos Lacerda (Guanabara) e Magalhães Pinto (Minas Gerais).

No dia 1º de abril, Jango viajou do Rio para Brasília, e depois para Porto Alegre. Na cidade, Leonel Brizola tentava organizar um movimento de resistência com apoio de militares legalistas, como ocorrera na época da chamada "Campanha da Legalidade", em 1961, para garantir a posse do então vice João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros. Jango, porém, descartou um enfrentamento com os golpistas para evitar uma guerra civil, seguindo para o exílio no Uruguai e, mais tarde, na Argentina. No dia seguinte, 2 de abril, o Congresso declarou a vacância do cargo de presidente, assumindo o posto o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli.

A oposição do alto comando militar e de setores empresariais e da classe média a Goulart se acentuara a partir do anúncio, feito em 1961, de que o governo empreenderia reformas (agrária, bancária, tributária, educacional etc.) necessárias ao país. Para tal, o presidente julgava contar com o apoio da maioria do oficialato, conforme lhe garantira o chefe da Casa Militar, general Assis Brasil. No entanto, reinava grande descontentamento na tropa, em razão de fatores tais como manifestações de indisciplina e quebra de hierarquia por parte de sargentos e marinheiros.

Com a deposição do presidente, o nome do general Humberto Castelo Branco surgiu como o de candidato do Exército, frustrando outros pretendentes ao cargo, da chamada "linha dura". Castelo teve seu nome submetido ao Congresso, no dia 11 de abril, obtendo 361 votos a favor - na maioria, dados por deputados e senadores do Partido Social Democrático (PSD) e da União Democrática Nacional (UDN) - contra 72 abstenções.

A anunciada intenção de devolver o poder aos civis não foi cumprida. Em vez disso, o país mergulhou num regime ditatorial, que registrou seus ápices de violência entre 1969 e 1977. Castelo morreu num acidente aéreo em 1967.



Perguntas interessantes