como produz agrotóxico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas.
O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas plantações. Porém, é importante destacar que eles são tóxicos e venenosos.
Tipos de agrotóxicos
Os principais tipos de agrotóxicos utilizados são:
inseticidas: usados para controlar os insetos e pragas das plantações. Exemplos: fosfato de alumínio e arsenato de cálcio.
Herbicidas: utilizados para matar as plantas que são consideradas danosas para as plantações. Exemplos: arsenito de sódio e cloreto de sódio.
Fumigantes: usadas para controlar as bactérias do solo que podem afetar as plantações. Exemplos: brometo de metila e cloropicrina.
Fungicidas: usados para controlar os fungos que crescem em locais de plantio. Exemplos: acetato de fenilmercúrio e ciclo-hexamida.
Acaricidas: usados para controlar os ácaros. Exemplos: Dicofol e Tetradifon.
Nematicidas: utilizados para controlar nematoides. Exemplos: Diclofention e Fensulfotion.
Formicidas: usados no combate às formigas. Exemplos: Citromax e Maldrex.
História dos Agrotóxicos
Os agrotóxicos foram desenvolvidos em meados do século XIX pelo químico austríaco Othmar Zeidler (1850-1911). No entanto, suas propriedades pesticidas foram descobertas somente no século XX, em 1939.
Na segunda guerra mundial, eles foram empregados para evitar a proliferação de doenças causadas por insetos, sobretudo a malária, pois ela afetava grande parte da população de soldados.
Mais tarde, essas substâncias passaram a ser utilizadas na agricultura visto o resultado que causavam em pragas, insetos e plantas chamadas de “daninhas”.
Doenças Causadas por Agrotóxicos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos.
A intoxicação por agrotóxicos pode gerar diversas doenças, das quais se destacam:
Câncer e paralisia;
Problemas neurológicos e cognitivos;
Dificuldades respiratórias;
Irritações na pele e alergias;
Aborto e má formação do feto.
Vale lembrar que os trabalhadores rurais sofrem demasiado com os agrotóxicos. Isso porque eles manuseiam esses produtos e, na maior parte das vezes, sem proteção adequada.