Como prevenir a ocorrência de um AVC??
Soluções para a tarefa
Como qualquer outra doença vascular, a forma mais eficaz para prevenir o aparecimento de um AVC é identificar os fatores de risco mais importantes e tentar eliminar por completo os mesmos da sua vida. Assim, é imperativo que identifique fatores de risco como a hipertensão, aterosclerose, diabetes, colesterol elevado, vício do tabagismo e álcool, além obviamente de identificar e tratar todo o tipo de problemas cardíacos existentes. A esta primeira fase, os médicos especialistas dão o nome de prevenção primária.
No que diz respeito à prevenção secundária, é necessário que haja um atendimento médico eficiente e o mais rápido possível ao fim dos primeiros sintomas do AVC, garantindo assim que a área afectada pelo menos seja normalizada o quanto antes e com a máxima eficácia possível.
Por último, a prevenção terciária do paciente deverá entrar apenas quando ocorrem complicações, sendo que deverão existir uma série de tratamentos em jeito de prevenção, para funcionar como uma espécie de reabilitação.
Descobrir se você possui fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca que pode levar a formação de coágulos)
Parar de fumar
Controlar o consumo de álcool
Controlar os níveis de colesterol
Manejar adequadamente o diabetes
Fazer atividade física regular
Consumir alimentos com baixos teores de sódio (sal) e gorduras
Acompanhamento médico regular